top of page
Writer's pictureSofia Novais

Massa de tarte de refeição - sem glúten

Fazer a massa para uma tarte não precisa ser complicado. Eu adoro tartes e é bem fácil comer legumes e vegetais neste formato. Uso bastante as tartes para habituar e motivas o meu marido a comer mais vegetais pois ele não é muito fã e não estava habituado a come-los com tanta frequência. Nas tartes é fácil criar este hábito pois torna tudo mais saboroso. Até há bem pouco tempo procurava as massas para tarte no super mercado mas as que encontro, sem glúten, estão cheias de tantos outros ingredientes desinteressantes para a saúde em geral! Concluí que só tinha uma opção: encontrar a combinação perfeita de farinhas sem glúten para fazer a massa das minhas tartes e aqui está ela.


Não foram preciso muitas tentativas para chegar a esta combinação, saborosa e fácil.


Ingredientes:


  • 1 tigela de farinha de grão de bico;

  • 1 tigela de farinha de arroz integral;

  • 1 colher de chá de Psyllium;

  • 1 tigela de água morna;

  • 1 fio de azeite;

  • 1 pitada de sal;


Preparação:


Numa bacia junta as duas farinhas e a fibra de psyllium e com a colher de varas, mistura bem. Junta o azeite e o sal à tigela de água morna e mexe bem. Verter a tigela de água com azeite e sal, na bacia da farinha e com uma colher de pau, mexer bem. Quando a massa começar a ficar unida, mexer com as mãoes (polvilhar a massa e as mãos com uma das farinhas) e envolver bem, até a massa ficar unida e com aspeto elástico.



Pré- aquecer o forno a 180 graus.


Colocar uma folha vegetal em cima do balão e polvilhar com farinha. Colocar a massa, em formato de bola, sobre a folha vegetal. Polvilhar um pouco a massa e colocar outra folha vegetal por cima. Agora, com o rolo de massa, alisar a bola de massa que está entre as duas folhas de papel vegetal até esta ficar bem fina. (aqui, disse para colocar a massa em formato de bola porque vou usar uma forma redonda, alta, com fundo removível. Se for usar uma forma com outro formato deverá adaptar o formato da massa).


Retirar a folha vegetal de cima, colocar a folha vegetal de baixo, junto com a massa "espalmada" dentro da forma. Moldar com os dedos a massa à forma, essencialmente nos cantos para que a massa não fiquei muito grossa nessas zonas.


Levar ao forno por 20 minutos e retirar. Deixar arrefecer e em seguida colocar o recheio a gosto.

Se quiser ideias para a sua tarte, deixo aqui uma incrível receita de Tarte de abóbora com frango. Se não comer carne, pode substituir por cogumelos ou outro ingrediente que adore.




Bom proveito!

Beijinhos

Sofia



17 views0 comments

Recent Posts

See All

Comentarios


bottom of page