Este é um tema que gera muita interação nas minhas redes sociais. As pessoas tendem a ter curiosidade sobre tema mas alguma falta de informação. Por isso, prometi escrever um pouco sobre isso.
Eu tomo suplementos alimentares em função das minhas necessidades mas o que é bom para mim pode não ser o melhor para ti e por isso recomendo-te que faças como eu fiz, observa a tua rotina de saúde e tenta compreender o que poderá estar em falta. Na melhor das hipóteses podes pedir ao teu médico de família umas analises completas e compreender como estão os teus níveis por exemplo de Vitamina D.
Tomo Vitamina D desde o inicio da pandemia e por isso tenho apresentado resultados satisfatórios nas minha análises. Portugal, apesar de ser um país de sol em mais de metade do ano, há uma imensa população com insufuciência de vitamina D, talvez porque passamos horas fechados em escritórios, ou fábricas e lojas, nas horas de sol mais intenso o que nos priva de obter a vitamina de forma natural. Para mim, é super importante e acho que toda a gente poderia, ou deveria, tomar Vitamina D3.
Para além disso, recentemente foi-me diagnosticada osteoporose com risco de fratura óssea, nomeadamente na zona lombar (em L3 e L4). Com apenas 35 anos, apesar de compreender como isso aconteceu não vale apena chorar sobre "leite derramado". Poderia ter visto isso como um drama mas a verdade é que sinto-me suficientemente informada para dar a a volta ao assunto. Sei que tenho de praticar exercício físico e reforçar a minha alimentação em cálcio. O cálcio tenho ingerido de forma orgânica pois está presente em vários legumes e verduras e como eu gosto não me custa nada reeducar a minha alimentação no sentido de reforçar a quantidade de alimentos ricos em cálcio. É aqui que também entram os suplementos, o cálcio (em excesso) não é dirigidos para os ossos e por isso preciso de Vitamina K2 que "A vitamina K2 está envolvida no transporte do mineral dentro do organismo, o que contribui para melhorar a densidade óssea, evitando o risco de fraturas". Ou seja, a Vitamina K2 vai levar o cálcio para os ossos e dentes.
Tomo probióticos para a saúde dos meus intestinos e a verdade é que estes mudaram a minha vida, passou a sensação de inchaço e ando muito mais regulada. Probióticos também é recomendado a todas as pessoas pois a nossa alimentação tende a não ser variada e diversidade da população do intestino microbiota tende a ser limitada. Os probióticos ajudam a complementar aquilo que a alimentação por si só pode não estar a ser capaz de o fazer.
Por fim, também tomo magnésio e óleo de fígado de bacalhau. O magnésio tem um papel de destaque no nosso organismo e contribui para a boa manutenção de diversas funções do nosso corpo. O processo de envelhecimento muito está relacionado com a insuficiência de magnésio. O magnésio também influencia a atividade de dois tipos de células: os osteoblastos que vem ajudar na formação óssea e os osteoclastos que vem ajudar na absorção óssea.
Também altera a concentração de outras substâncias que influenciam a formação dos ossos, nomeadamente as hormonas paratireoides (que regula os níveis de cálcio no sangue e nos tecidos por meio dos efeitos que ele exerce sobre os ossos, rins e intestino).
Por fim, o óleo de fígado de bacalhau combina a vitamina A e a vitamina D. O óleo de fígado de bacalhau é uma fonte natural de ácidos gordos ómega-3. A vitamina A é excelente para a saúde da pele e da visão e a combinação da vitamina A e D é excelente para o reforço do sistema imunitário. É um suplemento forte e barato comparando com os restantes.
Não sou a pessoa indicada para receitar suplementos mas posso falar que dos que tomo, independentemente de qualquer patologia, e recomendo todos tomarem é a Vitamina D, Magnésio e Probióticos (estes últimos pode ser durante três meses, uma vez por semestre).
Ainda assim, nada do que foi dito dispensa o te aconselhamento médico ou com a tua nutricionista integrativa. Estou a estudar para o ser e por isso, em um ano, quando terminar a formação, poderei recomendar os teus suplementos.
Por esta razão optei por falar das minhas escolhas para que compreendas porque tomo suplementos.
Os solos estão cada vez mais pobres devido à agricultura em massa, os alimentos perdem imenso nutrientes e a nossa sociedade não preveligia alimentação rica em frutas, verduras e legumes que são os maiores portadores orgânicos dos beneficios presentes na maioria dos suplementos alimentares.
Mesmo suplementando-te nunca dispenses uma refeição rica e variada, naturalmente saudável.
Espero ter ajudado,
Beijinhos e feliz dia
Comments