Esta receita é mesmo perfeita para quem quer comer pão sem glúten ao longo da semana! Sem medo e sem culpa! Este pão não te vai fazer mal, não vais ficar com a barriga inchada, para além disso tem uma textura muito fofa!
É muito fácil de fazer e é um verdadeiro exercício de mindfullness. Queres experimentar?
Ingredientes:
1 tigela de farinha de aveia sem glúten;
2 tigelas de água morna;
2/3 tigela de farinha de arroz;
1/3 tigela de fécula de batata;
40 gramas de sementes de linhaça trituradas no momento;
2 saquetas de fermento de padeiro seco (equivale a 11 gramas);
1 colher de chá de açúcar de coco;
2 colheres de chá de sal fino (eu uso sal dos Himalaias (cor de rosa));
2 colheres de chá de psyllium husk;
Preparação:
Numa bacia grande, juntar: farinha de aveia, farinha de arroz, fécula de batata, linhaça triturada, o sal e o psyllium husk. Misturar muito bem até ficar um mix de farinhas.
Num recipiente à parte, colocar a água morna com o açúcar e mexer, adicionar o fermento, voltar a mexer e deixa repousar por 5 minutos. No final, volta a mexer mais um pouco.
Agora, pode adicionar a mistura de água na bacia das farinhas e mexer ao máximo (eu faço manualmente, com a colher de pau). Quando a massa ficar toda ligada pode polvilhar com fécula de batata ou farinha de arroz e envolver a massa com as mãos.
Coloque uma folha vegetal sobre um tabuleiro de forno. Polvilhe a farinha e as mãos com uma das farinhas e comece a fazer bolinhas em formato de pão. Coloque um a um no tabuleiro. Dependendo do tamanho que fizer, esta quantidade dá para 6 a 8 pães.
Quando estiverem todos moldados no taboleiro, polvilhe com farinha de arroz e com uma faca faça um ligeiro corte por cima em formato de uma cruz. Tape os pães com um pano leve/ fino e deixe repousar por 60 minutos. O pão irá crescer.
45 minutos após o repouso do pão, pré-aquecer o forno a 180 graus sem ventoinha. Ao fim dos 60 minutos de repouso, colocar o taboleiro no forno cerca de 45 minutos. Antes de retirar do forno espete um palito para garantir que a massa está cozida.
Já está! O pão que não revê comer no próprio dia e no dia seguinte, deve congelar. Para descongelar, retire do congelador na noite anterior à do consumo.
Espero que adore! Não comer glúten não é nada aborrecido, é um desafio saudável.
Deixa-me o teu comentário à receita! :)
beijinhos
Sofia
Comments