top of page
Writer's pictureSofia Novais

Pão com sementes de sésamo e girassol sem glúten

Fazer pão em casa é um vício porque ficam tão bons, que depois é difícil gostar das opções dos supermercados (que são os mais fáceis de alcançar). Depois, a confiança que sentimos, ao comer um pão feito por nós, que sabemos exatamente quais são os ingredientes que levam, contornam o receio de estar a comer alimentos com aditivos ou outros nutrientes menos interessantes.


Hoje decidi criar uma receita com o que tinha em casa, e a verdade é que com a experiência começamos a compreender as combinações perfeitas :) sugiro que façam o mesmo por ai, se em alguma receita existir uma farinha que não tenham, ou não gostem muito, arrisquem substituir por outra ao vosso gosto.


Este pão foi realmente fácil de fazer e potencializei o seu interesse nacional com sementes de sésamos e girassol.


Vamos à receita :)


Ingredientes:


  • 1 tigela de farinha de aveia integral e sem glúten;

  • 1 tigela de farinha de arroz integral;

  • 1 tigela de farinha de grão de bico;

  • 1/2 tigela de farinha de miolo de avelã (sem casca);

  • 1/2 tigele de sementes de linha douradas, trituradas na hora;

  • 3 + 1 colheres de sopa de sementes de sésamos;

  • 2 + 1 colheres de sopa de sementes de girassol;

  • 2 tigelas de água morna;

  • 1 fio de azeite de oliva extra virgem;

  • Sal q.b.;

  • 11 gramas de fermento de padeiro seco (equivale a duas saquetas;

  • 2 colheres de chá (cheias) de  Psyllium Husk;


Preparação:


Numa taça grande, colocar a água morna, o sal, o fermento e o azeite. Mexer muito bem com uma colher de varas. Deixe repousar por 5 minutos, enquanto prepara o passo seguinte.


Em outra taça grande, juntar todas as farinhas (farinha de aveia integral sem glúten, farinha integral de arroz, farinha de grão de bico, miolo de avelã e as sementes de linhas já trituradas). Mexer com outra colher de varas, até que as farinhas fiquem bem misturadas.


Volte a mexer a mistura liquida e vire na taça de farinhas. Mexer bem com a colher de pau. Quando já não conseguir mexer com a colher, polvilhe a massa e as mãos com uma farinha à escolha e envolva tudo com as mãos, até a massa ficar toda unida. Agora, pode juntar as sementes de sésamo (3 colheres de sopa) e as sementes de girassol (2 colheres de sopa) e continuar a envolver bem a massa.


Utilize uma panela que possa ir ao forno (se não tiver, use uma travessa, por exemplo, de barro). Eu usei a minha panela de ferro fundido. Coloque uma folha de papel vegetal e coloque a massa por cima do papel, com o formato de um pão grande (oval). Com as mãos forme o pão com o aspeto que preferir. Polvilhe ligeiramente o pão, com uma farinha a gosto, e coloque as restantes sementes espalhadas por cima do pão (1 colher de sopa de sementes de sésamos e 1 colher de sopa de sementes de girassol). Com as mãos persione ligeiramnete as sementes em direção ao pão para que não fiquem soltas.


Com uma faca fina, dê alguns golpes no pão (conforme imagem em baixo).


Cobra o pão com um pano fino e deixe repousar por, pelo menos, 1 hora. Ele vai crescer um pouco :)


  1. Se fizer o pão em uma panela: Depois de o deixar repousar e crescer, pré-aqueça o forno a 200 graus, tampe com a tampa e deixe cozer por 30 minutos. Após os 30 minutos, retire a tampa e deixe mais 10 a 15 minutos. Controle a cozedura da massa pois varia em função do forno e do tipo de panela;

  2. Se fizer o pão numa travessa: Depois de o deixar repousar e crescer, pré-aqueça o forno a 180 graus e deixe cozer por 40 minutos. Controle a cozedura.


Retire di forno e deixe arrefecer. Desfrute do cheirinho que fica pela casa! O que não consumir no dia, e no dia seguinte, sugiro que congele para ter pão para a semana toda!


Bom proveito <3




255 views0 comments

Recent Posts

See All

Kommentare


bottom of page