Este pão é especial, porque para além de ser feito com ingredientes altamente nutritivos, é enriquecido com cúrcuma.
A cúrcuma, ou açafrão da Índia, é uma planta medicinal utilizada tradicionalmente na medicina Ayurveda. É muito conhecida pelas suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajuda na prevenção de diversas ameaças para a saúde.
Se queres consumir cúrcuma e não sabes como, esta pão pode ser uma excelente escolha :)
Se não gostas do sabor da cúrcuma, há uma boa noticia, este pão fica igualmente bom se não colocares este ingrediente. Mas experimenta, podes-te surpreender! E se o impacto para a saúde é tão bom, porque não dar-lhe uma oportunidade?
Aqui está a receita:
Ingredientes:
1 tigela cheia de farinha de aveia sem glúten;
1/2 tigela de farinha de arroz;
1/2 tigela de farinha de amêndoa;
1/3 tigela de sementes de linhaça moídas na hora;
2 saquetas de fermento de padeiro seco (equivale a 11 gramas);
2 colheres de chá (cheias) de Psyllium Husk;
2 colheres de chá de sal (rasas) de sal das Himalaias;
2 colheres de chá (rasas) de cúrcuma em pó com pimenta preta (é muito importante esta mistura para que possas usufruir dos benefícios da cúrcuma. Seja para que receita for, quando usar cúrcuma em pó deve ter a mistura com pimenta preta. Existem várias marcas que vendem a mistura já feita).
1,5 tigelas de água morna;
2 colheres de sopa de azeite ultra virgem;
Preparação:
Numa bacia, coloca todos os ingredientes com formato de farinha (farinha de aveia sem glúten, farinha de arroz, farinha de amêndoa, sementes de linhaças moidas, fermento, cúrcuma com pimenta preta e o psyllium husk). Mistura tudo, muito bem, com uma vara.
Num recipiente à parte, coloca a água, o azeite e o sal. Mexe muito bem.
Agora, gradualmente, junte a mistura de água, azeite e sal na bacia onde tem as farinhas. Vá mexendo, à mão, até começar a ter uma pasta espessa.
Quando começar a ser dificil mexer com a colher de pau, palvilhe as mãos e a massa com uma das farinhas e mexa à mão.
Numa travessa de ir ao forno, coloque uma folha de papel vegetal e polvilhe com uma das farinhas que usou na receita. Coloque a massa nessa travessa e molde o formato como o da imagem em baixo.
Polvilhe o pão com umas das suas farinhas preferidas (eu polvilhei com farinha de arroz) e dê alguns cortes finos sobre o pão.
Cobra a travessa com um pano fino e deixe o pão crescer por pelo menos 1 hora ou mais. Pode aproveitar para ir dar um passeio :)
Quando regressar, pré aqueça o forno a 180 graus, sem ventoinha. Quando atingir a temperatura coloque o pão no forno por cerca de 45 minutos. Controle com um palito, só deverá tirar o pão do forno quando a massa estiver cozida.
Este pão é grande, se for para um consumo individual, deve cortá-lo aos pedaços e congelar o que não vai consumir no dia e no dia seguinte à sua confeção. Assim, garante ter pão para toda a semana :)
Comments