Hoje partilho contigo uma receita com farinha de alfarroba, com chocolate negro (70% cacau sem açúcares adicionados)! É uma boa escolha para quem está desejosos por um docinho de chocolate que não seja tão nocivo para a saúde! Claro, esta receita é sem glúten que como sabem, é uma das minhas prioridades. Tem sido uma experiência incrível fazer os meus bolos, bolinhos, snack e pães em casa! Sei que posso confiar no que estou a comer! :)
Esta receita leva farinha de amêndoa que é rica em proteína vegetal, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais (vitamina E, magnésio, fósforo, potássio e cálcio), índice glicémico é muito baixo (excelente para quem tem diabéticos ou para manter os níveis de energia) e é isenta de glúten (o nosso intestino agradece, intestino feliz, pessoa feliz :) ).
Aqui vai:
Ingredientes:
1 tablet de chocolate/ cacau (eu usei chocolate culinário Stevia, 70% cacau, 0% açúcar, embalagem 200 g, da marca Pantagruel);
4 colheres de sopa de sementes de linhaças (trituradas na hora);
3/4 tigela de farinha de trigo sarraceno;
1/2 tigela de farinha de amêndoa;
1/3 tigela de farinha de alfarroba;
1/4 tigela de açúcar de coco (ou 4 colheres de sopa de xarope de agave);
1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
1 colher de chá de fermento em pó;
1 colher de chá de Psyllium Husk*
1 tigela de bebida vegetal de amêndoa (eu uso a bebida de amêndoa com cácio adicionado, sem açúcar);
1 pouco de água;
1 pouco de óleo de coco;
Preparação:
Numa panela, em lume brando, colocar a barra de chocolate partida aos pedaços, até derreter totalmente. Eu deixo na temperatura mínima, cerca de 10 minutos, com a panela tapada. Gerir o tempo pois varia de fogão para fogão.
Triturar as sementes de linhaça e juntar 4 colher de sopa de água e deixar de molho por 5 minutos;
Pré- aquecer o forno a 180 graus.
Numa bacia juntar todas as farinhas, o bicarbonato de sódio, o açúcar de coco (se optar por o xarope de agave juntar apenas no passo seguinte), o fermento em pó e o psyllium husk e misturar tudo com um batedor de varas. Deixar que todos os ingredientes fiquem bem misturados, como se estivesse a preparar um mix de farinhas.
Em seguida, juntar a bebida vegetal de amêndoa e a linhaça triturada demolhada, e com uma colher de pau (ou num robot de cozinha), mexer muito bem! Se achar que a massa está muito dura, pode colocar mais um pouco de bebida vegetal. Se não usou o açúcar de coco, junte agora o charope de agave. Envolver bem.
Por fim, juntar o chocolate derretido e voltar a mexer muito bem.
Untar uma forma de tarte com fundo móvel com o óleo de coco e polvilhar com um pouco de farinha (qualquer uma das farinhas usadas nesta receita).
Virar a massa para a forma e levar ao forno (180 graus) por 40 minutos.
Retirar do forno e deixar arrefecer, depois retirar a lateral da forma. Eu decorei a minha tarte com amoras e para as fixar à tarte coloquei um pouco de xarope de agave no local onde pousei as amoras. Fico assim bonitinha :)
Espero que adorem! beijinhosss!
*Incorporar psyllium husk na dieta pode trazer vários benefícios à saúde, especialmente para a saúde digestiva, controle de colesterol e glicose no sangue. Para além disso, é especialmente usada em receitas sem glúten, devido às suas propriedades que ajudam a melhorar a textura e a consistência dos produtos.
Commentaires