A tarte de mirtilo é um mix de texturas! Temos a massa crocante da base, feita com farinha de aveia e de alfarroba e temos a gelatina sedosa e fresca que se desfaz na boca, bem como o estaladiço dos mirtilos. Acho que vale muito apena fazer esta tarte, desfrutar dela nestes dias de verão. Esta tarte não tem, claro, glúten e a quantidade de açúcar é muito reduzida.
Esta receita é feita em duas fases: a base para a tarte e o recheio (gelatina).
Ingredientes
1/2 tigela de farinha de aveia integral, sem glúten;
1/2 tigela de farinha de arroz integral;
1/2 tigela de farinha de alfarroba;
1 tigela de água;
3 colheres de sopa de açúcar de coco ou xarope de agave;
2 colheres de sopa de óleo de coco;
1 pacote de gelatina de mirtilo (ou outra a gosto) sem açúcar;
1 mão cheia de mirtilos;
Coco ralado (opcional);
Preparação da massa
Numa bacia colocar todas as farinhas e com uma vara de arames, mexer muito bem.
Na tigela de água juntar o açúcar ou o agave e mexer até que o açúcar (ou agave) fique totalmente dissolvido. Juntar o óleo de coco e voltar a mexer.
Verter a tigela de água sobre as farinhas e com uma colher de pau, envolver até começar a ter uma massa densa. Quando envolvida, polvilhar com um pouco de farinha e começar a "amassar" com as mãos. Quando a massa estiver unida, formar uma bola. Polvilhe a massa e as mãos sempre que esta se agarrar às mãos (facilita imenso o processo).
Colocar uma folha vegetal sobre o balcão da cozinha, polvilhar com farinha e pousar a bola de massa. Com um rolo de cozinha, comece a deslizar sobre a bola de massa até que esta fique em formato redondo/ oval e com uma espessura fina. Transfira a folha vegetal para uma travessa de tarte e com as mãos molde a massa ao formato da forma. Pressione bem os cantos para que não fiquem grossos.
Pré-aqueça o forno a 180º graus. Quando aquecido, coloque a base da tarte no forno por 20 minutos.
Quando terminar, retire do forno e deixe arrefecer antes de colocar o recheio.
Preparação da gelatina e finalização
Siga as instruções da embalagem e coloque no frigorifico.
Controlar a textura pois não deve deixar que a gelatina fique totalmente sólida. Quando verificar que a textura está espessa mas não totalmente sólida, está na altura de a verter sobre a base da tarte. Coloque mirtilos à volta e no final polvilhe com o coco ralado. Volte a colocar a tarte no frigorifico para que a gelatina solidifique na totalidade.
Sirva a tarte bem fresca! O resultado final é realmente bom! Pode optar por fazer com outro sabor como por exemplo, morangos, ananás ou maracujá! Deve ficar incrível e eu também vou experimentar :)
Bom proveito!
Beijinhos
Comments